Marino, além de bom Boleiro, você é sócio do Blog, a tua escrita é muita boa. Tá lá bjkas Marcão
Grande artilheiro Marcão,
Vi no seu blog, o video engraçado,mágico e criativo, sobre o tango. O tango sempre atraiu meu interesse por suas letras cheias de milongas, malandragens e uma certa nostalgia, próprias dos cantores porteños.
Toda letra de um tango conta uma história mas há uma especial . "Por una cabeza" Você Sabia que um brasileiro, nascido no Bexiga, chamado Alfredo Le Pera foi quem compôs a letra dessa música ? Lapera se tornou amigo pessoal de Carlos Gardel, a figura mais emblemática do tango.
Não só amigo, mas também roteirista dos filmes sobre Gardel além de compor alguns dos tangos mais famosos, que foram interpretados por Carlitos Gardel. Entre essas canções está Por Una Cabeza, que, se não for a mais famosa, está entre elas .
No dia 24 de junho de 1935, Alfredo Le Pera integrava a comitiva de Carlos Gardel numa turnê pela Colômbia e morreram juntos no acidente do aeroporto Enrique Olaya Herrera na cidade de Medellín, cujas causas geram controvérsias e as mais diversas versões até hoje. Por una cabeza, que em espanhol significa "por uma cabeça [de um cavalo]", foi composta em 1935 com música de Carlos Gardel e letra do brasileiro Alfredo La Pera .
A letra da música fala de um apostador compulsivo em corridas de cavalo que compara seu vício pelos cavalos, com sua atração por mulheres.
A música foi interpretada por numerosas orquestras de tango e recentemente passou a aparecer mais freqüentemente em filmes, sendo um dos mais famosos, o filme "Perfume de Mulher" com interpretação brilhante de Al Pacino, que no filme interpreta o papel de um tenente-coronel cego, que resolve viajar para Nova York com um jovem acompanhante, para ter um final de semana inesquecível antes de morrer e numa festa resolve tirar uma moça linda e desconhecida para dançar, pois gostou de seu perfume de mulher.
Uma cena inesquecível pela interpretação, pela dança e pela música.
Por una cabeza (Original com Carlos Gardel)
Abraços,
Marino
Nenhum comentário:
Postar um comentário