sexta-feira, 11 de junho de 2010

Pela primeira vez na história,

Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo teve um megaevento de abertura um dia antes da partida inaugural. Cerca de 40 mil pessoas acompanharam os shows de artistas como Shakira, Juanes e Black Eyed Peas e o depoimento emocionado de Desmond Tutu, em um frio de menos de 10º C em Joanesburgo. O Orlando Stadium, que fica em Soweto, começou a receber o público três horas antes do primeiro artista pisar no palco. Muitas pessoas que chegaram ao estádio com as famosas vuvuzelas foram surpreendidas pela proibição das cornetas dentro do estádio e tiveram que deixá-las do lado de fora.

Desmond Tutu, personagem histórico na luta contra o apartheid. O bispo anglicano, de 78 anos, Prêmio Nobel da Paz em 1984, arrancou aplausos e lágrimas, na festa desta quinta-feira no estádio do Orlando Pirates, no Soweto, ao dar as boas-vindas a todos os que vieram à África do Sul. "A África é nossa origem", recordou. "Sejam bem-vindos em casa. Somos todos africanos".

Tutu entrou no palco dançando, com cachecol dos "Bafana Bafana", camisa e gorro da seleção anfitriã. Cumprimentou o público em diversas línguas, disse que vivia um sonho lindo, fantástico - "Por favor, me acordem!" - e fez um tributo a Nelson Mandela, o homem-símbolo do país e "a quem devemos tudo isso". "Ele está em Johannesburgo. Se gritarmos alto, vai nos ouvir". O público atendeu. 

...Ah, as músicas, e as danças, estas sempre me encantam...! -Foram várias, Obrigado Tutu e Mandela, por mais esta lição de humildade, com adrenalina a 1.000 e Muita Sorte, assim como nós os Brasileiros, vocês também precisam e muito... Bjks Marcão

Um comentário:

Anônimo disse...

Marcão, além do Futebol, tá mandando bem, pra Caramba, Parabéns o teu Blog, sempre é MELHOR...