terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Pedras no meu Caminho ? reflexões

Refletindo entendo que Viver uma vida plena, sem dificuldades, à medida dos nossos desejos é ótimo, mas nem sempre é assim, somos confrontados muitas vezes com motivações que despertam alegria dentro de nós e outras vezes, com tristezas e angústias que nem sempre conhecemos a sua verdadeira origem, as vezes perante adversidades comentamos: “porque razão isto tinha que me acontecer e logo a mim?”.

Curiosamente, quando nos sucedem coisas boas, positivas, que nos dão força e encorajam esta pergunta não a fazemos, parece-nos que é um ato de indiscutível justiça o que está a suceder, merecemos tudo de bom é a nossa coragem, a nossa força interior, a capacidade de gerir e lutar contra as adversidades e de vencer na vida.

É nesta luta, que vamos descobrindo as nossas forças e as nossas fraquezas, nas forças encontradas devemos ir "beber" a energia que nos vai preparando para encontrar o equilíbrio emocional e naturalmente a tão necessária auto-estima para que os nossos índices de confiança aumentem e nos tornemos realmente independentes.

Este tipo de independência não passa por não necessitarmos de ninguém, mas sim por sermos capazes de resolver as nossas questões sem estarmos sempre pendentes da opinião de terceiros, ou seja, dependentes, vencer na vida, tornear as dificuldades é uma prática diária que prestamos aos acontecimentos e assim o fazendo a nossa aprendizagem sempre evolui.

Quando a nossa mente processa um objetivo a alcançar existem duas hipóteses: uma: é o pensar que eu posso, eu sou capaz, eu vou fazer; a outra, é: não sei, talvez, no fim logo se vê, Examinando as hipóteses de êxito quando somos positivos e confiantes, sem margem para dúvidas demos um passo de gigante no sentido de concretizarmos o nosso objetivo.

Naturalmente, os nossos mecanismos de auto-confiança saem fortalecidos desta vitória e torna-se vencedor é cada vez mais um dado adquirido, na segunda hipótese, ou seja, não sei, talvez, vamos ver, estaremos cavando a nossa incapacidade, a abrir a porta à derrota, a perder forças, a diminuir energias, e naturalmente enfraquecendo, viramos perdedores, contudo, se tivermos a força necessária, a nossa vida deve se tornar mais leve e os problemas serão encarados como metas a atingir e a vencer.

Emoções em vida, correr riscos em pequenas doses dá um maior gosto e prazer, a cada vez que estes riscos são ultrapassados a sensação é de uma nova vitória, portanto acreditando nos sonhos, criamos, pensamos e imaginamos todas as formas de realizá-los, os grandes objetivos são conquistados por etapas, não podemos ser o que esperam que sejamos, somos cada pessoa diferente da outra, com as suas próprias características, vontades e dificuldades, ter vivido certas situações não nos dá o monopólio do sofrimento.

Na estrada da vida as pedras que dificultam a nossa caminhada não são para serem torneadas mas, sim eliminadas, o mal deve ser cortado pela raiz, caso contrário se um dia necessitarmos percorrer parte do mesmo caminho efetuado encontraremos os mesmo obstáculos e naturalmente as mesmas dificuldades. Abraços Marcão.

4 comentários:

Anônimo disse...

Querido amigo gosto dos teus textos, cadê o Futebol, risos.

Anônimo disse...

Cara para de "lero lero" fale sobre o Ronaldo o Fenomeno no Coringão.

Anônimo disse...

Muito sensato, muito bem escrito, muito oportuno. Só não concordo com o "monopólio do sofrimento", esta prática não faz parte da minha caminhada. Se por algum descuido deixei que isto transparecesse, foi um equívoco e tanto. Ou melhor, tenho que me policiar um pouco mais, ou falar um pouco menos.Porque nada para mim caiu do céu. Lidei com adversidades, tempestades, ventanias. Venci com muito esforço as minhas batalhas pessoais, profissionais e familiares. Quem sabe o gas está no fim? Observo pessoas muito mais jovens, com grau de dificuldade na vida extremamente inferior ao meu, e... No final tudo se resolve da melhor forma. É que eu penso muito. Vou tentar levar tudo mais light, ou voltar a ser "durona", é mais fácil. Vc é muito querido, bjos

Anônimo disse...

Belo texto!!! Devemos sempre, sempre e sempre ouvir nosso coração e seguí-lo, seja lá como for, pois somente assim valerá. Nunca devemos ter vergonha de ser nós mesmos, de sermos verdadeiros, de sermos sensíveis, de amarmos. Isto é o que importa!!! Para cada um de nós, o que vale é a nossa própria verdade e não a dos outros, com todo o respeito! Podemos não ter o retorno esperado mas podemos crer que somente assim teremos um retorno verdadeiro!!! Mesmo quem, no momento em que mais quisemos ser compreendidos, nos julgou tolos, um dia vai nos admirar por nosso conteúdo e pela coragem de demonstrá-lo. Talvez quando isso acontecer já tenhamos mudado nosso rumo, mas mesmo assim, com certeza, ficaremos felizes.
O amadurecimento tem tempo diferente para chegar a cada um de nós, assim como o entendimento da essência da vida.
Pensar que todos temos a mesma capacidade no mesmo momento, é ignorância. Mas saber que um dia todos atingiremos a "compreensão" é sabedoria. Todos somos capacitados. É só estar seguro de si e esperar. Tenho certeza!! Essa é a minha fé!!
Textos para reflexão são ótimos pois nos fazem muito bem.
Continue escrevendo... eu adoro!!!
Grande beijo no coração...