terça-feira, 22 de setembro de 2009

Documentário Ditadura militar/ Frei Tito (parte 2)

Tortura Nunca Mais! - Será que valeu a pena? - Não, jamais, o homem bestial e opressor, foi muito mal, no desempenho de suas funções publicas e a serviço do regime vigente à época. Hoje seus "amigos" e ocupando cargos importantes no novo regime é que devem Julgar e se manifestar de acordo.




Sinopse do filme: Se quiserem vejam: "Batismo de Sangue"
Em São Paulo, no final dos anos 1960, o convento dos frades dominicanos torna-se uma trincheira de resistência à ditadura militar que governa o Brasil. Movidos por ideais cristãos, os freis Betto (Daniel de Oliveira), Oswaldo (Ângelo Antônio), Fernando (Léo Quintão), Ivo (Odilon Esteves) e Tito (Caio Blat) passam a apoiar o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado por Carlos Marighella.
Frei Betto segue para um convento no Sul do Brasil, onde ajuda perseguidos políticos a passarem pela fronteira. Vigiados pela polícia, Frei Fernando e Frei Ivo acabam presos e torturados. A polícia descobre como são feitos os contatos entre Marighella e os dominicanos, e prepara uma emboscada para matá-lo. O convento é invadido, Frei Tito é preso.
Em Porto Alegre, Frei Betto também é preso e os dominicanos são transferidos para um presídio em São Paulo. Frei Tito é interrogado e sofre terríveis torturas. Meses depois, um grupo guerrilheiro seqüestra o embaixador suíço no Brasil, exigindo a libertação de setenta presos – entre eles, Frei Tito.
Contra sua vontade, Frei Tito é mandado para o exílio e vai viver na França. Mesmo longe do Brasil, Tito mentalmente não consegue ficar livre de seus carrascos. Por onde passa, acredita estar sendo vigiado e ameaçado. Com intuito de pôr fim ao seu mar

Um comentário:

Anônimo disse...

É chocante e infelizmente real. Esses fatos não podem simplesmente irem para um arquivo. É a nossa historia.