terça-feira, 1 de março de 2011

Pra que mentir? Noel Rosa



Sinopse do Filme: Noel - O Poeta da Vila


A trajetória de Noel Rosa, um dos maiores compositores da história da MPB, que trocou a faculdade de Medicina pelo samba e pela boemia carioca, na década de 20, tornando-se ídolo do rádio, aos 19 anos, com o enorme sucesso alcançado com a canção Com Que Roupa. O filme acompanha não apenas a carreira musical de Noel, como também sua vida afetiva que, até morrer prematuramente de tuberculose, dividiu-se entre dois grandes amores: Lindaura, jovem operária com quem se casou, e Ceci, dançarina com quem manteve um caso tempestuoso.
 
Em tempos de Oscar: - Na madrugada de ontem,  "a telinha, plim, plim,"  mostrou o filme do Poeta Noel, que na década de 30, esbanjou talento, viveu em Vila Isabel, não quis ser médico, porém dedicou-se à vida, talentoso, sacana, gozador, bom amante, na expressão popular foi um bom malandro. Combatia com ironia, quem tivesse uma vida regrada, risos, uma passagem interessante narra o começo da sua história com Ceci, a dançarina de um Cabaré o "pica / pica".
 
Fui felizmente arremetido, aos meus 18 anos, onde pela primeira vêz, levado pelo Gambeta, meu irmão mais velho, no Avenida Danças, casa de dançarinas profissionais, que ficavam "encurraladas" e dentro de um quadrado, cercado com várias cadeiras, com somente uma porta, que servia de entrada e saída, onde as mucetonas, todas bem vestidas e alinhadas, sentadinhas aguardavam serem tiradas por um cavalheiro para dançar.
 
Não tinha papo: -Após a escolha e respectivo convite, ao levantar a dama, sacava o seu cartão e com um alicatinho, picotava o início do "embate". Na época dançar bem era uma extraordinária vantagem que te permitia algums regalos. Conheci muitos dançarinos famosos na velha mooca, que aprenderam lá, considerada a melhor escola natural de danças. Tempo bom. bjkas Marcão PS: Assistam o Filme vale a pena, mesmo assim, ainda acho, que o único defeito que Poeta Noel teve, era de não saber jogar bola, risos, Eu ainda chego lá, risos...

Nenhum comentário: