sábado, 20 de fevereiro de 2010

Diário CicloPoiesis

Uma cerveja e uma pizza em Riobamba, esse é o marco de um novo ciclo, o último da 3° etapa do projeto CicloPoiesis. Fazem 5 dias que estava descendo ladeira a baixo, apesar de estar pedalando no plano, me sentia cada vez mais perto do fundo do poço.
A rota de fulga foi em direção ao alto, para buscar o ar que me faltava, ironicamente onde a respiração é mais difícil, a 2800 metros a cima do nível do mar, especificamente em Riobamba (Ecuador).
Já não existe poço nenhum, a curiosidade e o fascínio pelo desconhecido, planejado porém imprevisto retornou. Só existe uma coisa melhor do que sentir o que estou sentindo agora, sentir tudo isso junto com todos que amo, porque se não há com quem dividir não faz sentido viver.
Camarada Zinner não pode se juntar a mim nesse pedal, continuo “solito”, sempre acompanhado por todos que amo. Já estou quase começando a planejar a 4° etapa, “os que tiverem afim”, vamos planejar juntos! Que venham os vulcões do Ecuador... 

Acordei, verifiquei o email para saber se havia alguma novidade de Zinner e nada! Fui para o aeroporto verificar se seria possível antecipar minha volta, a resposta foi um categórico não, que agora não era o que eu queria ouvir, mas é a resposta correta. A volta é dia 28/02, embarque em Quito, não faço a mínima idéia do que vai acontecer ate lá!
Será? Efeito “ina”... pedalei sob efeitos duplos de taurina e cafeina, V220 é o nome do energético concorrente do “vacuno rojo” por essas bandas. Pedalei como um “brucutu alado” até Guayquil, sempre em dúvida sobre a continuidade dessa cicloviagem maluca, que está me fazendo brincar com a sanidade. Fazia tempo que não mergulhava tão fundo, me sinto superficial diante desse imenso buraco negro, conforme diz o comandante dos exércitos rojos, camarada Felipe Queriqueli.


15/02 - Machala / Naranjal

“Minha vontade é fazer parafuso de rosca quadrada e infinita” (Dervixe de Pinheiros). Nesse momento, em que desejo não estar aqui, não me engano ao pensar que o problema é o lugar. Sou eu! Esse estado de profunda angústia, ausência de sentido, não é o resultado de um dia chato de pedal pelo Equador, em meio às infinitas plantações de banana da provincia de El Oro. O que ocorre é justamente o inverso. O estado interno, que é anterior ao dia monótono de pedal, que determinou minha percepção relativa à esse dia. Merda de dia, como qualquer outro dia de merda!!!
Gostaria de estar em lugar nenhum e contraditoriamente é exatamente ai que estou, pois estou vivendo minha maior utopia. Cicloviajando para promover o uso da bicicleta como meio de transporte!? Fazendo um documentário sobre tudo isso!? Hey, você gostaria de pedalar? Enquanto faço muitas perguntas e penso sem parar, tenho a impressão de que estou falando sozinho, desenhando palavras e imagens que nunca serão lidas.
O que me conforta é que a rigor não podemos encontrar certas respostas, por isso me contento com uma estranha pergunta: “Porque faço o que faço, enquanto faço o que faço?” Aparente redundancia que pode dar um nó em qualquer “miolo”, mas essa circularidade CicloPoietica faz sentido.
A bússula voltou a funcionar!!! Sim, cicloviajar faz sentido! CicloPoiesis é meu não-lugar, minha útopia, exatamente onde me encontro agora e para onde vou amanhã.

Nenhum comentário: