sexta-feira, 16 de julho de 2010

Volto às Postagens


             ... e desejaria estar aí com você, convivendo com o riso e afazeres domésticos daquele que passei a pensar como meu segundo lar. Foi tudo muito bom, em cada sentido da palavra.. E, nesta vida, nada que seja bom, é realmente perdido. Fica fazendo parte de uma pessoa, torna-se parte de seu caráter. Assim, uma parte sua acompanha-me a todo canto. E uma parte minha é sua, para sempre. O meu amor, minha querida...

Ultimamente tenho feito postagens sobre os mais variados assuntos e no máximo a cada dois ou três dias, portanto, há muito tempo não fico por um período tão longo sem postar alguma coisa, -última postagem 4 de julho, acho que eu estou ficando velho-, desta forma, recebi alguns comentários que indagavam sobre tal acontecimento de absoluta falta.

E, ainda, apesar da época ser muito rica para publicações, pois, assuntos mais diversos pululam nas mídias, tenho refletido bastante e escrevo sobre: o policiamento e a liberdade de expressão e outras formas de manifestações castradoras,.... externando o meu forte repúdio a estas ações baratas, injustas  e sobretudo nefastas.

Felizmente, estamos longe do tempo em que se podia impor à sociedade um organismo com a função de julgar o que deve ou não ser escrito, dito ou mostrado. Durante o regime militar, a figura da Dona Solange tornou-se o símbolo tragicômico da censura. Para quem é mais jovem ou não se lembra, Dona Solange foi diretora do Departamento de Censura Federal de 1980 a 1984, já no fim da ditadura.

O modelo da censura era simples: qualquer notícia ou análise contra o governo ou ainda idéias ou fatos que pudessem ser considerados – na visão do tal grupo – perniciosos à pobre e ingênua população deveriam ser previamente limados, e ponto final. No auge do regime militar, a saída dos jornais era publicar espaços vazios, receitas de bolo ou poemas de Camões.

PS: O texto inicial  foi extraido do livro: "Os Catadores de Conchas", já objeto de postagem anterior, se você tem mais de 45 anos e ainda não tomou a decisão de se acalantar na sua leitura, o problema é só seu...risos e bjks Marcão

2 comentários:

Anônimo disse...

Marcão... 10 com Louvor

Grazia disse...

Marcos esse livro é realmente muito lindo, a gente viaja nas suas páginas, e os seus comentários são show, um beijo no seu coração, vc é mais que um cunhado é um irmão...