terça-feira, 13 de novembro de 2012

O Gol de Placa resenha 11 de novembro



Assunto sobre o Gol de Placa, também já explorado em: 8 de novembro de 2010, pra ver é só clicar no link abaixo:

http://boleiroscozinheiros.blogspot.com.br/2010/11/gol-de-placa-marcao.html



".........      Marcão e AD ....eu discordo do título?? não foi quase??? FOI GOL DE PLACA!! Eu era o goleiro,cobri o lado direito,tinha 2 zagueiros na minha frente e olhei pro AD. Ele deu uma piscada,olhou no outro lado e meteu no canto esquerdo meu..onde a coruja fazia o ninho!! FOI O VERDADEIRO GOL DE PLACA!!!!! PARABÉNSSSS AD E PARABÉNS PELAS DANCINHAS!! ASSIM QUE SE FAZ!!!..............
DANTE.......  " 


Artilheiro Dante ao lado da sua vontade em alterar o título sugerido, ao Golaço do Ad, denominado por : “quase um gol de placa”, para um “Gol de Placa”, feito neste ultimo fim de semana, e descrito na Resenha anterior, andei pesquisando a respeito do assunto “Gol de Placa” e acabei por encontrar várias definições. 

Todas elas escritas por famosos e não famosos, e na sua grande maioria, por jornalistas, e ainda o de Joelmir Betting que foi o criador da referida expressão em homenagem a um gol antológico do Rei Pele, no maracanã em jogo vencido pelo Santos contra o Fluminense.





Militante do futebol há quase 60 anos, risos, me formei e me doutorei em futebol, pela escola da vida e da várzea desportiva, sempre jogando, e neste tempo todo junto ao Futebol, aprendi os atalhos e as catimbas que sugerem a boa jogada e que levam ao efetivo Gol de Placa.

- Ah... O Gol de Placa, sim este mesmo, aquele que faz a plateia urrar e vibrar de felicidades, e via de regra alguém, da o seu testemunho espontâneo e de viva voz clama aos Céus... –E um Golaço e um Gol de Placa, e quase sempre vem acompanhado de um impropério sonoro, o Puta que o Pariu, que Golaço.

Vejo assim, o Gol de Placa, precisa estar acompanhado de quase todos os fundamentos do futebol, que começa com o pleno domínio da bola recebida, passa por drible ou dribles desconcertantes em adversários vencidos, e é finalizado com um toque sutil fraco ou forte, que acaba balançando a rede e ainda, por desmoralizar o goleiro, que foi subjugado à arrogância de uma linda jogada.

Entendo também, que o Gol de Placa, na opinião do seu autor, é aquele em que a bola entra no gol, não dando chances de qualquer defesa por parte do goleiro e seus companheiros de defesa, porém, quero aqui me referir, ao sentido mais amplo da boa jogada, e para não banalizar o termo empregado, principalmente por este ter sido criado em homenagem ao Rei Pele, acho que devemos considerar o gol de placa verdadeiro, como aquele descrito acima, originados com todos os fundamentos presentes, na boa pratica das lindas jogadas do futebol.

Desta forma o real gol de placa fica restrito somente aos craques, via de regra, e em algumas vezes aos cabeçudos por força fortuita do destino, bjkas Marcão

.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Marcão excelente texto, bem escrito e bem fundamentado abraços