segunda-feira, 21 de julho de 2008

Músicas: Edith Piaf

Édith Giovanna Gassion, mais conhecida como Édith Piaf, (Paris, 19 de dezembro de 1915 - Grasse, 10 de outubro de 1963) foi uma cantora francesa de música de salão e variedades, mas foi reconhecida internacionalmente pelo seu talento no estilo francês da chanson.

Seu canto expressava claramente sua trágica história de vida. Entre seus maiores sucessos estão "La vie en rose" (1946), "Hymne à l'amour" (1949), "Milord" (1959), "Non, je ne regrette rien" (1960). Participou de peças teatrais e filmes. Em junho de 2007 foi lançado um filme biográfico sobre ela, chegando ao cinemas brasileiros em agosto do mesmo ano com o título "Piaf - Um Hino Ao Amor" (originalmente "La Môme", em inglês "La Vie En Rose"), direção de Olivier Dahan.

Édith Piaf está enterrada na mais célebre necrópole parisiense, o cemitério do Père-Lachaise. Seu sepultamento foi acompanhado por uma multidão poucas vezes vista na capital francesa. Hoje, seu túmulo é um dos mais visitados por turistas do mundo inteiro.

PS: O título La vie en rose, foi composto em na primavera de 1944 em Paris, ela descobre o jovem cantor Yves Montand que viria a ser seu parceiro e amante, e aos que amam, é só prestarem à atenção:

Olhos que fazem baixar os meus; Um riso que se perde em sua boca; Ai está o retrato sem retoque; Do Homem a quem eu pertenço; Quando ele me toma em seus braços; ele me fala baixinho; Vejo a vida cor-de-rosa; Ele me diz palavras de amor.

Palavras de todos os dias; E isso me toca; Entrou no meu coração; Um pouco de felicidade; Da qual eu conheço a causa; É ele pra mim, eu pra ele; Na vida, ele me disse; Jurou pela vida; E desde que eu percebo; Então sinto em mim; Meu coração que bate; Noites de amor que não acabam mais; Uma grande felicidade que toma seu lugar; Os aborrecimentos e as tristezas se apagam; Feliz, feliz até morrer; Quando ele me toma em seus braços; Ele me fala baixinho; Eu vejo a vida cor-de-rosa

Ele me diz palavras de amor; Palavras de todos os dias; E isso me toca; Entrou no meu coração; Um pouco de felicidade; Da qual eu conheço a causa; É ele pra mim, eu pra ele; Na vida, ele me disse; Jurou pela vida; E desde que eu percebo; Então sinto em mim; Meu coração que bate.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ohhhh Marcão - Para com isso, vc tá arrebentando . . .

Anônimo disse...

Marcão

Simplesmente sensacional!!!
Música marcante...

Abraços

Antero