Grande Marcão,
-Quando vc postar a matéria do Derby que te enviei, gostaria que vc. colocasse esta foto que foi batida ao lado do busto de meu maior idolo : Luizinho, "O Pequeno Polegar" e que foi protagonista maior, desse clássico fantástico.
abraços, Marino
O DERBY CORINTHIANS X PALMEIRAS
Apenas quem não conhece ou por momento esquece as origens dos times, como nasceram, como cresceram e cujas histórias se confundem com a própria história da cidade e também com acontecimentos mundiais, pois a segunda guerra provocou até a mudança do nome de Palestra Itália para Palmeiras nos anos 40, não conseguirá compreender o que estava em jogo no último domingo.
Não estava em disputa apenas uma semi-final do Campeonato Paulista, que dizem não valer mais quase nada. Então por que tanta luta, tanta briga, tanta polêmica e discussão ?
Não estava sendo disputado ali apenas um jogo de futebol. Estava sendo jogado mais um capítulo dessa história cheia de rivalidade, de antagonismos e paradoxais igualdades que marcam e confundem as origens e a existência destes dois grandes times.
Pergunte a um Palmeirense ou a um Corinthiano qual o seu maior rival .
Não será o São Paulo nem o Santos.
Será o Palmeiras para o Corinthiano e o Corinthians para o Palmeirense.
Quem não conhecia ou não lembrava, teve no Derby de domingo uma demonstração do que este clássico representa.
Quem prefere a calmaria de um jogo técnico, pode se deliciar com jogos da Europa, onde craques de várias origens e países diferentes, muito bem pagos, se misturam e jogam as partidas como se estivessem jogando xadrês. Há muita técnica, jogo bem distribuído, passes perfeitos, juizes e técnicos frios e calculistas, mas pouca emoção ou emoções contidas.
A torcida assiste aos jogos como se estivesse assistindo uma peça de teatro.
Num Corinthians e Palmeiras não procure isto porque nesse clássico, mesmo que haja técnica como já houve no passado, com craques renomados, o que marcará o jogo será a luta, a disputa, o acirramento, a briga, a discussão. Nunca será um jogo “politicamente correto”. Lembram do primeiro jogo do Ronaldo Fenômeno em Presidente Prudente em que o consagrado craque acostumado com a calmaria dos jogos na Europa, ao marcar o gol de empate contra o Palmeiras, no último minuto, foi pra galera e o alambrado veio abaixo ?
É quase um jogo de várzea . Aquela várzea dos bons tempos de jogos e times memoráveis e que infelizmente aos poucos está desaparecendo.
Palmeiras x Corinthians provoca discussões em bares, fábricas e escritórios na semana que antecede o jogo e continua pela semana seguinte, com as brincadeiras e gozações, agora multiplicadas pela Internet, twitters , etc.
Este clássico foi tema de filmes maravilhosos como “Boleiros” em que são contadas histórias belíssimas de craques e técnicos famosos, como Oswaldo Brandão e craques da época. Muitos técnicos atuais usam este filme para orientar seus pupilos nas idas e vindas da bola, da fama e ostracismo, para jogadores de futebol.
Foi tema do filme "O casamento de Romeu e Julieta" *1, onde se pede licença a Shakespeare, para se contar a história de amor entre a filha (Luana Piovanni) de um Comendador Italiano e conselheiro do Palmeiras (Luis Gustavo) com um oftalmologista Corinthiano fanático (Marco Ricca) e cujo enredo segue de forma humorada e revela toda a rivalidade entre os dois times e suas fanáticas torcidas.
Corinthians e Palmeiras ultrapassam os limites de um jogo e de um campo de futebol e se misturam aos hábitos, costumes e maneiras de ser dos Paulistas e principalmente dos paulistanos.
Abraços, Marino
*1 : Marino já escrevi a respeito, quem quiser ver acesse, por favor, o link abaixo, bjkas Marcão
Um comentário:
Parabéns Marino, totalmente correto, acabei de assistir a um jogo chato, totalmente certinho, sem as grandes jogadas por vc mencionadas e que levantam o Estádio, pena, que os Cartolas estúpidos e "macaquitos" tudo querem copiar, deixa o nosso futebol "amador" andar a sós. bjkas Marcão
Postar um comentário