terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Doutor Sócrates e o Corinthians / Coluna do Marino

Grande artilheiro Marcão,




Em hipótese alguma eu, neste dia, poderia deixar de homenagear o craque que tratava a bola com o carinho que ela merece! Um jogador que está sendo lembrado em todos os países que admiram o futebol e seus gênios. Tenho certeza que você também o admirava e respeitava como craque que foi.
Adeus Doutor, esteja em paz !



Abraços, Marino



Doutor Sócrates e o Corinthians

Tentei separar a conquista do campeonato brasileiro pelo Corinthians, da morte do Doutor Sócrates, mas não foi possível porque os acontecimentos se juntaram de forma indissolúvel e tudo começou logo pela manhã quando foi anunciado o desaparecimento do Doutor.

Os Deuses do futebol terão agora mais um craque para consultar em casos mais complicados. Tenho comigo que se o Doutor tivesse que escolher uma data para morrer teria escolhido exatamente o dia de ontem.

Falar em Sócrates é falar do diferente, do inusitado, do surpreendente. Ele nunca adotou em suas entrevistas os jargões dos boleiros. A inteligência sempre estava presente . Ele não falava o óbvio e suas jogadas dentro de campo também eram assim.

Eu tive a felicidade de acompanhar toda a carreira dele, desde quando surgiu no Botafogo . Suas jogadas de calcanhar surpreendiam até os torcedores presentes no estádio. As duplas que ele formou como Palhinha e o Casão foram inesquecíveis.

Tive o prazer de cumprimentá-lo no aeroporto de Brasília e sua altura e seu rosto com a barba lembrando Jesus Cristo, impressionavam a todos. Ontem o jogo, apesar de decisivo, acabou ficando em segundo plano,. A ideia de homenageá-lo com seu gesto de comemorar gols começou a correr nas redes sociais logo pela manhã e foi assumida pelos jogadores e por todos os presentes no Pacaembu.

Foi emocionante, sendo formada uma só corrente de oração e parecia que o Doutor assistia tudo lá de cima, com aquele sorriso maroto e de alguma forma estava lá para participar da decisão. Ele não podia morrer num dia comum da semana, pois não combinaria com seu jeito de viver.

Tinha que ser um dia diferente. Tinha que ser num domingo. Domingo, dia em que ele desfilava seu futebol maravilhoso. Qual dia seria mais especial para marcar para sempre, aquele que foi o maior craque que já vestiu a camisa do Corinthians, do que a conquista deste domingo ?

Ele estará ligado a essa conquista, por ter dela participado, mesmo já não estando mais vivo. Ele estava presente no pensamento de todos os que admiram o futebol. Tenho comigo duas frases dele sobre o sentimento de jogar no Corinthians, que nunca vi divulgadas pela mídia e que mostram o alcance e sua forma diferente de pensar e sua inteligência ao expressá-las :

"JOGAR NO CORINTHIANS É DIFERENTE. NÃO É COMO UMA PAIXÃO ADOLESCENTE E DESCARTÁVEL TAMPOUCO UMA DAQUELAS CERTEZA QUE POSSUÍAMOS NAQUELA ÉPOCA. É AMOR INCONTESTE, É A ALMA GÊMEA COM A QUAL SONHAMOS DESDE QUE A TESTOSTERONA TOMA CONTA DO NOSSO SER"
SÓCRATES



"JOGAR NO CORINTHIANS É COMO SER CONVOCADO PARA A GUERRA IRRACIONAL E JAMAIS DUVIDAR QUE ELA É MAIS IMPORTANTE DE TODAS AS QUE EXISTIRAM. É SER SEMPRE CHAMADO A PENSAR COMO MARX, LUTAR COMO NAPOLEÃO, REZAR COMO O DALAI-LAMA, DOAR A VIDA A UMA CAUSA COMO MANDELA E CHORAR COMO CRIANÇA...

JOGAR NO CORINTHIANS É ADORMECER COM O FILHO QUERIDO, É SENTIR O PULSAR DE SEU PEQUENO CORAÇÃO, É ABREVIAR A DOR QUANDO ELA SE ESTABELECE. É SABER O QUE É A SOCIEDADE NO PLENO SENTIDO DA PALAVRA ... NADA SE COMPARA AO CORINTHIANS NESTA TERRA CHAMADA BRASIL...

AQUI JAPONESES,ÁRABES, MONGÓIS, SIBERIANOS, ITALIANOS, BOLIVIANOS - ALÉM DOS NORDESTINOS- E ATÉ OS ORIGINÁRIOS DE ESTADOS RIVAIS SE IRMANAM, DÃO-SE AS MÃOS, SOFREM EM COMUNHÃO.

GRITAM EM ÊXTASE A CADA VITÓRIA POR MENOS IMPORTANTE QUE SEJA, COMO SE CADA VIZINHO FOSSE MAIS QUE IRMÃO, PAI, MÃE. OU, QUEM SABE, ELE SEJA REALMENTE UM REPRESENTANTE DE SUAS FAMÍLIAS DISTANTES OU AUSENTES, INVENTANDO UMA NOVA E SUBSTITUTA, FORMANDO UMA GIGANTESCA REDE DE GENOMAS HUMANOS COM O MESMO DNA."

SÓCRATES


Marino,

Você foi muito Feliz em relatar e postar o Magrão, durante muito tempo, nas peladas era tratado e conhecido de Magrão e também de Sócrates, gostava do seu jeito inteligente de tocar na bola, seu calcanhar era a armadilha numero 1, dos seus marcadores, longelineo, jogava sempre de cabeça erguida, jamais olhava pro chão. Seus gols eram mirabolantes, sempre inovando, seus dribles eram simples e fulminantes. Não gostava de treinar, porém, gostava muito das brejas. Acredito que o Dr Sócrates, não se cuidou, aqui não era lugar pra'ele, intolerante com os paradigmas da vida real, sempre quebrando-os e voltando-se favorável às minorias. Muitos -falsos- se aproveitaram dele. Descanse em Paz Doutor Sócrates, aqui vai continuar "como está" por muito tempo.

bjkas Marcão



 
PS: O Pedro Rocha, ex São Paulo, em alguns rachas, também, me tratava  de Chócrates.

Nenhum comentário: