segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Coluna do Valtão / Chorumelas

Prezados:

Lendo o e-mail enviado pelo Patrice, tenho os seguintes comentários:

MOTORÁDIO

Fantástico! Se confirmada a indicação do meu nome, fico imaginando receber apenas as ondas médias daquele MOTORÁDIO que simboliza essa premiação pois as únicas ondas que observei existirem naquela geringonça estão esculpidas na sua carcaça como marcas do tempo e do descaso com o ex-radio automotivo. (Se bem que, pensando bem, meritório nada discrepante comparativamente ao meu estado físico-funcional atual para se jogar futebol ...)

Com referência ao mérito pelos jogos de ontem, não poderia deixar de ressaltar que o Toninho poderia ser indicado além do Guerra que vem jogando muito.

LEI VALTERO

Em primeiro lugar preciso saber qual a razão de batizar a lei com o nome de Valtero, antecipando que qualquer que seja a explicação o Patrice já poderia ir tomando no cú “ad-referendum”.

Depois, eu não concordo com a regra de marcar penalidade máxima quando houver falta com a intenção (interpretativa) de impedir uma jogada com perigo de gol. Explico:

a) As duas principais regras no futebol são: impedimento e penalidade máxima.

b) No nosso jogo, não seguimos as regras do futebol (abolimos o impedimento, as laterais com parede permitem continuidade do jogo, etc.)

c) No nosso grupo há jogadores de 15 à 66 anos (com alguns “gatos” dentre os mais velhos...).

Então:

Imaginem um atacante recebendo uma bola em impedimento e sofrer uma falta de um defensor. Injustiça (sob o ponto de vista técnico) penalizar o defensor.

Imaginem um sexagenário frente a frente com um dos “garotos” que jogam com a gente (Rhanam, Felipe, Ricardo, Victor, dentre outros). Que recurso físico temos (os velhinhos) para impedir o avanço deles? (ressalte-se, aliás o impecável comportamento desses jovens que procuram jogar com lealdade e absoluto respeito com o mais velhos, além de serem jogadores com boa qualidade técnica).

Um puxão na camisa ou empurrão para deslocar o adversário permite um recurso a mais para os velhinhos...(se alguém disser que os velhinhos deveriam parar de jogar eu já tenho reservadas as palavras com as quais me dirigirei à eles....).

E depois, vamos admitir: Julgar jogadas de faltas em que havia oportunidade de gol em nossos jogos não é uma tarefa fácil? Quem era o jogador/atacante? Quem era o defensor/goleiro? Dependendo das respostas nunca haverá oportunidade de gol e/ou sempre haverá oportunidade de gol.. (rsrsrs)....

IMPORTANTE: QUASE UMA INJUSTIÇA....

No jogo de ontem (nosso 2º jogo que foi uma revanche), meu time (camisa laranja) formado com a minha participação e Toninho, Lino, Genaro, Edvaldo, Paulinho e Marcão estava impecável.

Enfrentamos nada menos do que Theron, Ulisses, Giba, Zé, João, Guerra e Adelino (time com camisa preta). O Genaro estava voando em campo (fantástico preparo físico) o Lino com aquela regularidade impressionante (ataca e defende com eficiência), o Edvaldo defendendo e apontando pelas laterais disparando os chutes perigosos, o Marcão como pedágio no ataque para os dois toques e o Paulinho voltando aos poucos à sua forma física e técnica desnorteou a defesa dos adversários.

Desesperados com o chocolate que estavam tomando da “laranja mecânica” (expressão usada por torcedores que assistiam o jogo junto ao alambrado) quiseram me expulsar do jogo! Motivo? Uma falta ocorrida em jogada que participei com o Guerra (aquele agarra-agarra entre defensor e atacante...). O Patrice chegou a mostrar o cartão vermelho em minha direção mas a vaia da platéia presente o fez permitir que eu continuasse.....(ehehehe).

Saudações tricolores

Valter Gonçalves

.......ok Valter............após ouvir as suas sugestões (excepcionalmente,,,,, pois nunca te foi dito que o nosso grupo era democrático).....fica decidido, que a lei numero 001/2011 , chamada lei Valtero será adotada únicamente quando houver tentativa de penetração conforme o ocorrido ontem.


Abs  Patrice

Por que VALTERO? Antero

Valter a revanche foi muito boa, jogamos muito, o Genaro e o Paulinho desequilibraram.... Marcão

Valter, estou com você e não abro,  Se acharem que é corporativismo  por causa da idade , acharam certo. Essa molecada educada , incluindo o meu filho  Marcio,  devem dar graças a Deus por estarem jogando com uma turma bem esclarecida quanto ao comportamento de faltas sobre eles.   O unico recurso que temos para segura-los, as vezes,  é de agarra-los ,para evitarmos uma contusão maior. Na reincidencia talvez,  um cartão vermelho , mas quando muito assintosa for a falta.  abraços Basilio
.

Nenhum comentário: