quinta-feira, 8 de abril de 2010

Jorge Luis Borges / Escritor

Momentos de Reflexão, bjks Marcão ......

BORGES

Rey Vinas

“Não criei personagens. Tudo o que escrevo é autobiográfico. Porém, não expresso minhas emoções diretamente, mas por meio de fábulas e símbolos. Nunca fiz confissões. Mas cada página que escrevi teve origem em minha emoção

(Jorge Luís Borges)

Ainda chove quando termino de ler estes poemas de Borges e um dos contos rígidos do viejo brujo. O que toca, o que encanta de imediato, é a simplicidade do verso, a precisão das palavras inesperadas, essa habilidade mágica de dizer as coisas simples e sabiamente. A frase exata denuncia o esforço da comunicação desejada até a última gota, como transparência e elucidação.

Há magníficos autores cujo entendimento só é possível após um esforço massacrante, que asfixia o leitor, embora na sua forma de poetar haja sublimação e arrebatamento, embora produzam textos de qualidade inegáveis; outros há que conseguem aliar à competência estilística uma capacidade de comunicação impressionante, que não se esgota, que se abre sempre para significados precisos e ao mesmo tempo múltiplos.

Jorge Luís Borges é desses autores que conseguem comunicar esplendidamente, que conseguem falar de maneira inequívoca às mentes e aos sentimentos. Era iluminado e luminoso, embora cego.

O menino Borges decidiu a certa altura ser escritor. Tomou da pena e do lápis e, aos oito anos de idade, escreveu seu primeiro conto: La visera fatal. Oitenta anos mais tarde, mesmo cego, velho, encurvado sob o peso da idade e sob o signo da descrença, ainda prosseguia ditando palavras, Primeiro para a mãe, Leonor; depois para a secretária particular, amiga e finalmente esposa, Maria Kodama. Seguiu publicando livros que ditava por inteiro, cada vez mais belos. Esperava o Nobel, que não chegou até a sua morte em 1986.

Traduziu aos nove anos O Príncipe Feliz, de Oscar Wilde, que foi publicado no jornal “El País”, de Buenos Aires. Essa precocidade não deveria espantar: mesmo antes de falar espanhol, sua avó paterna lhe havia ensinado a falar inglês. Tinha fascinação pelo idioma ianque e, mais tarde, ao lado de Maria Kodama, principiou a estudar o inglês antigo. Dizia ter lido pouco: Dickens, Tolstoi, Eça de Queiroz...; dizia ter escrito alguns livros, somente; dizia que se tivesse nascido séculos antes sequer seria lido; quem sabe, ignorado. Autores eram, para ele, Dante, Shakespeare, Virgílio...

Depois de participar do movimento vanguardista literário espanhol denominado de ultraísmo, Borges (ao retornar à Argentina) filiou-se ao movimento modernista. Durante aproximadamente sete anos escreveu uma série de ensaios, contos e poesias, mas só em 1928 a crítica rendeu-se ao talento do tigre argentino. Sua obra refletia a erudição conquistada desde a infância, sob a influência da mãe Leonor, da avó paterna e do pai advogado e professor, Jorge Guillermo Borges.

“Não, não tenho nenhuma sabedoria”, corrigia o Bruxo quando lhe comentavam ser último sábio sobre a Terra, arrematando: “Li e reli quase sempre os mesmos livros”. Sabia do que falava, com ironia maleável na voz pungente; era sábio sim.

Perdera a vista – como leitor – no ano de 1955, o que o fazia lembrar uma frase de Steiner: Quando algo te acaba, precisas saber como iniciar. E Borges dizia então ter voltado ao princípio, com os estudos do inglês antigo e do islandês. Maria Kodama era de origem japonesa e, durante certo tempo, Borges passou a aprender também japonês.

Muitas vezes afirmou que tinha convicção de que seu destino era ser escritor, mas que não esperava ser conhecido: “No fundo, queria ser um escritor obscuro, quase imperceptível”. A afirmação parece paradoxal, levando-se em conta que Borges desejava o Nobel e a ele aspirou até o último momento. Essa não parece ser a postura de um autor que buscava o anonimato perfeito.

Afirmava freqüentemente o seu ateísmo. Admirava o pai, também ateu, e revelava que a felicidade mesmo só conseguia indiretamente, pelo trabalho. Solitário Borges. Falava da solidão como de uma aliada às avessas de sua criação, espécie de segunda companheira, sombra sempre em volta dos livros acumulados sobre a mesa, empilhados nas estantes: “Passo boa parte do meu tempo só, conheço poucas pessoas. Então fico planejando poemas, narrações, para ditá-los a Kodama no dia seguinte ou à noite, ou a qualquer hora”.

A consagração de Borges só veio em 1935, depois da publicação de seu primeiro livro de contos História Universal da Infância. O universo fantástico de suas narrativas viria a ser inaugurado mais tarde, a partir do volume Ficções, alcançando o ápice em O Aleph. Para Borges, esses dois livros eram sua bibliografia.

Com o passar dos anos, quando a cegueira se fez completa, a mãe Leonor passou a tomar conta de escritor, lendo para ele e escrevendo o que ditava. Em 1967, Borges casa-se com uma amiga de infância, Elsa Milian, mas o casamento não dura muito.

Leonor morre em 1975. O escritor ainda consegue publicar alguns livros, ajudado por amigos. Sentindo a ausência da mãe, revela que, embora nunca tivesse pensado nisso, Leonor fora quem pacientemente, quieta e efetivamente, promovera sua carreira literária. Kodama tornou-se sua secretária particular em 1981. Casaram em 1986, no Paraguai, pouco antes do escritor morrer de câncer no fígado.

Muitas vezes foi acusado de intelectual de direita. Mas ligava pouco para isso. Se dizia anarquista, um homem que não tinha nada a ver com a política. “Não conheço nenhum político, não sou filiado a nenhum partido, sou teoricamente anarquista – o máximo de governo - mas isso é quase impossível”, defendia.

Mesmo sob a mais completa cegueira, Borges em muitos momentos foi profético, como quando comentou – durante o governo Alfonsin – a prisão e julgamento dos militares torturadores argentinos, responsáveis pelo desaparecimento de milhares de civis: “No que se crê é que vá haver sentenças severas, e depois de algum tempo uma espécie de anistia para esses homens. Então tudo não passará de uma farsa”.

Cinco meses antes da morte de Borges, Maria Kodama concedeu entrevista à Gaceta del Libro, de Madri, falando das constantes viagens que vinha fazendo com o escritor pelo mundo. Segundo ela, Borges demonstrava estar melhor do que nunca, divertido, entusiasta, passando no máximo dois ou três dias em cada lugar. Não imaginava que poderia passar seus últimos anos pulando de um canto para outro, não dando importância nem à cegueira, nem a velhice.

“Aqui sob os epitáfios e as cruzes não há quase nada. Aqui não estarei eu. Estarão meu cabelo e minhas unhas, que não saberão que o resto morreu, e seguirão crescendo e serão pó”

(Jorge Luís Bo rges)

Nenhum comentário: