segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Gol de Placa / Marcão

Relato com testemunhas: Normalmente tenho jogado como fixo na frente com movimentações na linha de fundo ente os lados direito e esquerdo, confesso que apesar de ser destro com os pés, sou canhoto com as mãos, portanto acho que se justifica esta minha predileção em atacar pelo lado esquerdo.

Recebo a bola no fundo e preparo em assistência, para o jogador que vem de trás, bater e concluir com gol é a chamada segunda bola na armação, esta característica desenvolvi em conseqüência de não ter a agilidade e a força física que antes tinha, portanto, com os mais jovens é preciso fazer uso da habilidade e a pratica adquirida nestes anos todos.

Os meios justificam os fins: -Tenho ouvido, declarações de Jogadores e de Boleiros, sobre um gol feito e a respectiva sensação sentida, eu particularmente, considero, cada gol efetuado uma conquista e mais um degrau alcançado – existem boleiros que jogam futebol freqüentemente e pouquíssimos degraus conseguem subir-.

A respeito disso, já ouvimos falar do “Gol de Placa” expressão criado por J Betting, no dia 5 de março de 1961, na vitória de 3 a 1 sobre o Fluminense, Édson Arantes do Nascimento, que sai do meio-campo driblando vários jogadores e mais uma vez se consagra, marcando o que seria considerado o gol mais bonito da história do Maracanã.

Na placa, contém os seguintes dizeres: "Neste estádio Pelé marcou no dia 5 de março de 1961 o gol mais bonito de sua carreira, dando origem à expressão 'Gol de Placa'." A placa original encontra-se no acervo de obras do extinto Museu do Futebol, à espera da criação do Museu Mundial do Futebol, que funcionará no mesmo local do anterior.

Pois bem, voltando a raia miúda, exatamente ao nosso futebol, quase sempre, apreciamos um verdadeiro “Gol de Placa”, aquele que merece os cumprimentos dos companheiros e até dos jogadores adversários.

Papo de Boleiros: - Neste domingo, após uma bola bem alta lançada do campo de defesa, estava na frente, sobre a dura marcação do Central Antero, que se posicionava à minha direita, acompanhando a jogada o Vagner, vinha detrás aguardando a assistência, após o domínio da bola, acostumado com o meu jogo o Antero, saiu da minha marcação e correu para cima do Vagner, já pensando somente em antecipar o passe, matando a jogada.

Na verdade o Boleiro experimentado tem a característica de mesmo no último segundo, mudar totalmente o andamento da jogada:  “– Matei a bola no peito e sai para a esquerda, ficando de cara com o goleiro assustado, -Theron- olhei prá ele, risos, e bati no canto esquerdo sem a menor possibilidade de defesa... É gol, Valeu Marcão.

Grande Marcão, (literalmente),
Para ilustrar o que você acabou de expor seguem alguns dos videos  dos jogos de ontem.

Tem videos com "Bolas cheias" e com "Bolas Murchas". O julgamento e comentários ficam a cargo de todos que queiram se manifestar.

Untitled from Antonio Marino Di Roberto on Vimeo.


 Grande Marino,

O que seria de nós sem os amigos, hoje de madrugada quando elaborava o texto do gol pensei comigo: - não vou fazer a sua postagem, achava um tanto pernóstico, e que poderia ser mal interpretado, para tanto resolvi mandar somente por email aos nossos Boleiros...-Quis o destino, que você de certa maneira, cordialmente gravou o gol e em seguida fez a sua publicação. Fico Feliz em ter amigos de tantos anos e ainda principalmente, com o bom Boleiro Antero, que reconheceu a habilidade do atacante, em sentido oposto ao que vimos no jogo do Coringão, em que os Bambis, queriam agredir o Dentinho em consequência de uma jogada de letra... - Que Fazer, brigaduuuuuu, Marcão
Marino
O lançe que o Marcão faz referencia é desse link http://vimeo.com/16589563.
Foi realmente notável, veja os fatos:
1) Alexandre falha ao passar a bola
2) Edivaldo faz um lançamento, contra ataque, para o Marcão
3) Antero está entre Marcao e Wagner (como sempre isolado na zaga).....como bom zagueiro, percebeu que existia duas opções: a) Marcão passar para Wagner - mais provável ; b) marcao dominar e finalizar... essa  b foi a escolhida....
Parabens a imagem e principalmente ao gol de placa do Marcão.....
Estou me sentindo o Andrada, goleiro do Vasco, que tomou o milésimo gol do Rei....será eternamente lembrado pelo lance....rssssss,
Abraço a todos...
Antero

Eu, como também sou zagueiro sinto na pele a dificuldade nessas jogadas em que os dois laterais descem e deixam o último zagueiro sózinho, órfão de pai e mãe, entre dois ou mais atacantes .

Juntando o link que vc. mencionou e o link acima, mostram as duas jogadas que o Marcão mencionou na sua escrita.

Nos próximos jogos vamos jogar juntos. Eu fico no Marcão e vc.marca a segunda bola, rssssss.

Prá falar a verdade, acho que essa jogada de pivot do Marcão é imarcável pois tem dentro dela o chamado "tempo de bola"que ninguém consegue marcar.


3 comentários:

Anônimo disse...

Somente os idiotas e egocentricos e que conseguem interpretar mal(dosamente)...

Anônimo disse...

Parabéns Marcao, pelo Gol de Placa, pelo Texto, pelo teus amigos e pelo teu BLOG, nota 10. abracos

Anônimo disse...

O J Urbano, nao comemorou o gol,risos,chocolate no time dele...