quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Rodrigo D Ferrari

Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IV Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

APRENDIZAGEM MOTORA – PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÃO OU DERIVA ONTOGÊNICA?

Rodrigo Duarte Ferrari, Carlos Luiz Cardoso

Prédio: Auditório Jean Jacques Rousseau
Sala: Sala 04
Data: 2008-09-20 01:00  – 05:30
Última alteração: 2008-09-29

Resumo

Discutimos nesse trabalho a compreensão do conceito de aprendizagem motora, a partir do paradigma proposto pelo biólogo Humberto Maturana, que questiona os pressupostos que sustentam o entendimento desse processo via o modelo computacional da mente e do cérebro. Para isso, apresentamos os conceitos Autopoiesis, Filogenia, Ontogenia e Deriva Ontogênica e refletimos sobre os mesmos, considerando o campo de atuação dos professores/profissionais de Educação Física, enquanto prática pedagógica. Concluímos que a compreensão desses conceitos podem transformar o processo de ensino aprendizagem num espaço de convivência baseado no respeito mútuo, onde o conhecimento, a realidade e a verdade são construídas através do consenso.


We discuss in this work the understand of the concept of motor learning, from the model proposed by the biologist Humberto Maturana, who questioned the assumptions underpinning the understanding of this process via the computer model of the mind and the brain. To do so, we present the concepts Autopoiesis, Phylogeny, Ontogeny anda Ontogenic Drift and reflect on them, considering the field of action of teachers / professionals of Physical Education, while pedagogical practice. We conclude that the understanding of these concepts can transform the process of teaching learning in an area of coexistence based on mutual respect, where knowledge, reality and truth are built through consensus.



Quer Saber + Acesse: http://www.cicloviagem.org/





Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Marcão, eta filhão Porreta!!!